Deputado Federal Cleber Verde também concede apoio ao projeto de estruturação da profissão contábil no Poder Executivo Federal

Na manhã desta terça-feira (12) o Presidente do CRC-DF, Adriano Marrocos, foi recebido pelo Deputado Federal Cleber Verde (PRB/MA) no gabinete do parlamentar. Marrocos foi acompanhado da Contadora Lara Cristina Caixêta Machado de Lima, integrante do Grupo Técnico do CRC-DF que trata da estruturação da profissão no setor público, do Contador Francisco da Chaga Lima, servidor do INCRA, e do Técnico em Contabilidade Fredson Gomes, servidor do Ministério do Trabalho.

O grupo expôs o histórico da proposta de medida provisória para a estruturação da profissão contábil no âmbito do Poder Executivo Federal, ressaltando que a 3ª versão da minuta, cuja reestruturação contou com a participação efetiva do Tesouro Nacional, foi protocolada por este em 02 de janeiro de 2013. Neste momento o projeto está em trâmite no Departamento de Planejamento das Estruturas e da Força de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Agora, destacou Marrocos, faz-se necessário o engajamento político para que a medida seja aprovada e encaminhada para o Congresso Nacional o mais breve possível, considerando que o ideal é que a proposta seja apreciada antes da votação da LOA – Lei de Orçamento Anual, em agosto, para que a estruturação, caso aprovada, possa ser implantada já em 2014.

O Contador Francisco da Chaga sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar de apoio à valorização da Contabilidade no Setor Público Federal. A proposta foi bem aceita pelo Deputado Cleber Verde, que se dispôs a buscar apoio dos demais parlamentares.

O grupo de Contabilistas estará novamente reunido na sede do CRC-DF na próxima sexta-feira (15) para discutir prioridades e regras que deverão constar no estatuto da Frente Parlamentar.

Mobilização Nacional

A iniciativa do CRC-DF de propor a estruturação da profissão contábil no Poder Executivo Federal vem ganhando força nacional. Como foi informado na última semana, grupo de profissionais do Rio Grande do Norte têm se empenhado na defesa do projeto, atraindo, inclusive, a atenção do Presidente da Câmara Federal, Deputado Henrique Eduardo Alves, com quem Marrocos se reunirá em breve. Já existe também a sinalização de apoio por parte dos deputados Betinho Rosado (DEM) e Fátima Bezerra (PT), ambos do Rio Grande do Norte.

O envolvimento dos profissionais em todos os estados brasileiros tem sido foco da atuação do Contador Francisco da Chaga, que divulgou o projeto no perfil específico sobre o assunto no facebook, em que apenas duas semanas inúmeros profissionais já interagiram. Acompanhe em carreira contador e técnico contabilidade e contabilidade aplicada ao setor público.

A ideia, segundo Francisco, é de que os profissionais contábeis do setor público busquem apoio em suas bases, tanto junto aos parlamentares quanto ao CRC local, para que o movimento ganhe mais força e unidade perante o Congresso Nacional.

Francisco também criou um grupo no Google Groups para divulgar as notícias para todos os Contabilistas, em especial para aqueles que não utilizam o facebook. Para participar deste grupo basta enviar e-mail para [email protected] e solicitar autorização para participar.

Para saber mais sobre o tema e acompanhar o trâmite do processo clique aqui.

Da esq. p/ dir: Contador Francisco da Chaga; Contadora Lara Caixêta; Presidente Adriano Marrocos; Deputado Cleber Verde; e Técnico Fredson Gomes