Solenidade destaca importância do contabilista e da valorização do profissional contábil

Cerca de 200 pessoas acompanharam na última sexta-feira (05/05) a sessão solene que a Câmara dos Deputados realizou em homenagem ao Dia do Contabilista, celebrado em 25 de abril. A importância desses profissionais para o desenvolvimento das empresas e do país foi destacada na fala dos parlamentares e dos representantes da classe.

Por iniciativa dos deputados federais Izalci Lucas (PSDB/DF) e Hildo Rocha (PMDB/MA), sendo presidida pelo primeiro, a mesa foi composta por representantes da classe contábil, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade – Nelson Zafra, o presidente do CRCDF – Adriano Marrocos, o presidente da Associação dos Peritos Judiciais, Árbitros, Conciliadores e Mediadores do Distrito Federal (APEJUS/DF) – Marcelo Daia, o presidente do Sindicato dos Contabilistas do DF (Sindiconta-DF) – Marcello José Moreira, a presidente da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam) – Sandra Maria Batista, o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-DF), Alzemar Rêgo de Souza, e o presidente da Junta Comercial do Distrito Federal, Antônio Eustáquio da Costa.

Para o presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, a homenagem é uma oportunidade para cobrar a valorização e autonomia para o profissional contábil. “Deixamos claro para os parlamentares que precisamos permitir ou até mesmo obrigar, que os governos contratem profissionais de auditoria e de perícia, que possam emitir pareceres, e cobrar para que as contas da administração direta ou indireta e até os conselhos fiscais das empresas públicas tenham um profissional independente, competente, qualificado para orientar e emitir parecer e esclarecer dúvidas”.

Marrocos também destacou a importância da aproximação da classe com o poder legislativo. “Nós contabilistas temos que assumir posições políticas. É importante que busquemos o consenso e apoiemos colegas da contabilidade para que possam ocupar as cadeiras do legislativo, já que dependemos de muitas leis, de muitas normas que passam por aqui e passam também pelas casas estaduais e municipais. Precisamos de mais profissionais representando a classe e levando o bem estar para a sociedade. Nós conhecemos toda essa questão de legislação e que envolve orçamento, então podemos contribuir bastante”, destacou o presidente do CRCDF que cobrou apoio dos parlamentares para a aprovação da proposta que cria a Secretaria de Contabilidade Nacional, e lembrou o Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados, que anistia as multas aplicadas em relação ao envio da GFIP, pedindo respeito na análise da matéria.

Autor do requerimento para a realização da solenidade, o deputado federal Izalci Lucas falou sobre a evolução da profissão e do papel do contador na retomada do crescimento econômico do país. “O contador tem uma facilidade de identificar os desvios, os problemas, afinal, a gente estuda para isso. Então está na hora de valorizar o profissional como é valorizado nos países desenvolvidos. O Brasil é que está muito atrasado, principalmente na área pública em que não temos praticamente controle nenhum”, afirmou Izalci. “A conquista da transparência e dos controles começa na valorização do contador, da auditoria e do acompanhamento contábil”, destacou o parlamentar. O senador Hélio José (PMDB/DF), que também prestigiou a cerimônia, questionou: “o que seria de nós se não fossem os profissionais da contabilidade?”.

Para assistir ao vídeo da Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Contabilista clique aqui.