ASCOP acolhe fórum de conselhos da área de saúde

img_4548

A reunião da Associação dos Conselhos de Profissões Regulamentadas do Distrito Federal (Ascop/ DF), realizada na segunda-feira (22/05) na sede do CRCDF ouviu os representantes dos conselhos da área de saúde sobre a preocupação com a crescente oferta de cursos de graduação na modalidade EAD (Ensino à Distância) nessa área. Ficou definido que o fórum criado para reunir os conselhos ligados à área de saúde será integrado à ASCOP, e continua sob a coordenação da presidente do Conselho de Nutricionistas (CRN), Rita de Cássia Coelho Akutsu. O presidente do CRCDF e da Ascop/DF, Adriano Marrocos, sugeriu levar o assunto para a esfera federal, apresentando a proposta, também, aos parlamentares no Congresso, já que a questão é de âmbito nacional.

Ao conduzir a reunião, Adriano Marrocos, também falou sobre a reunião com o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado Joe Valle, em que foi apresentada a proposta de liberação de servidores públicos com mandato nas entidades, para exercício de atividades. Participaram do encontro os representantes dos Conselhos: de Nutricionistas (CRN), Rita de Cássia Coelho Akutsu; de Enfermagem (Coren-DF), Gilney Guerra; de Fonoaudiologia (Crefono), Danilo Alves Mantovani; de Educação Física (CREF7), Nicole Christine de Azevedo; de Medicina Veterinária, Weber Teixeira da Silva; e de Técnicos em Radiologia, Márcio Costa.

O primeiro encontro dos membros do Fórum dos Conselhos Regionais da Área da Saúde (FCRAS-DF) foi realizado na sexta-feira (26/05), e contou com a participação dos representantes dos Conselhos de Nutricionistas – Rita de Cássia Coelho Akutsu, de Enfermagem – Gilney Guerra, de Educação Física – Nicole Christine de Azevedo, de Biomedicina – Ana Paula de Araújo, de Biologia – Felipe Firmino e Gildemar Crispim, de Fonoaudiologia – Michelle Procopio Villar, de Medicina Veterinária – Weber Teixeira da Silva e de Psicologia – Cássia da Silva Relva. Na ocasião os presentes analisaram o texto, com a proposta de regulamentação para o Ensino à Distância na área da saúde.