Professor responde perguntas sobre a ECD em tempo real

img_4526

O CRCDF realizou na segunda-feira (22/05) o debate sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD). A transmissão, em tempo real, foi conduzida pelo presidente Adriano Marrocos, e a palestra sobre o tema foi ministrada pelo contador, palestrante e professor Ângelo Márcio da Costa. O professor esclareceu as principais dúvidas relacionadas a ECD. Ele explicou que a Receita Federal disponibilizou por meio do Portal Sped, na internet, a versão 4.0.3 do programa da Escrituração Contábil Digital, que traz mudanças como novas regras para a assinatura do documento.

“A grande novidade nesse manual é que a Receita não permitia que a ECD fosse assinada com a certificação digital da empresa. Com a alteração, a parte do livro que diz respeito à empresa poderá ser assinada com o CNPJ e, assim, a responsabilidade sobre as informações transmitidas é compartilhada entre os sócios”, explicou Ângelo lembrando ainda que o contador continua assinando com o CPF e respondendo pela parte que lhe cabe na escrituração. De acordo com o professor, o contador precisa se adequar urgentemente e se preocupar com a forma como vai levar essa escrituração para o formato digital, o que é importantíssimo para a fiscalização da Receita Federal. “A problemática na entrega do Sped Contábil é a falta de conhecimento do leiaute. Os colegas contadores estão acostumados a fazer a contabilidade antiga, escriturando no papel e quando ele adiciona essas informações em um software de departamento contábil já começa a ter um pouco mais de complexidade, então ele precisa se familiarizar com o avanço desregrado da tecnologia”, explicou Ângelo.

O presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, comemorou o sucesso de mais um debate. Ele lembrou que a ferramenta (transmissão ao vivo) foi implantada em 2016 com o objetivo de informar sobre as atualizações pertinentes aos profissionais. “Então é muito importante que as dúvidas sejam enviadas ao Conselho para que possamos esclarecê-las com os palestrantes”, afirmou o presidente do CRCDF.