ASCOP realiza reunião e discute demandas dos Consellhos

img_6428

A Associação dos Conselhos de Profissões Regulamentadas do Distrito Federal (ASCOP/ DF) reuniu-se na segunda-feira (14/08) na sede do CRCDF. Em pauta, questões como o estatuto da associação, propostas de parceria, e as regras para a prestação de serviços nos conselhos.

A reunião foi conduzida pelo presidente do CRCDF e da ASCOP, Adriano Marrocos e contou com a participação do representante da Faculdade JK, Elton Heringer, que apresentou proposta de parceria para a realização de cursos de capacitação, das representantes da empresa Magistral, Katiuscia Leles e Luciana Matos, que apresentaram as modalidades de seguros como o de vida e o de responsabilidade civil, oferecidos pela empresa. Também tiveram espaço os representantes da Marketing 10, Jose Hevaldo Mendes Junior e Hevaldo Mendes. A empresa é responsável pela confecção da Revista Coquetel – que insere conteúdo como informações sobre a carreira e atribuições dos Conselhos, de forma didática por meio de passatempos como caça palavras e cruzadinhas.

O presidente do Conselho Regional de Relações Públicas, José Ulisses Fontenele Figueira, comentou a carência de cursos nesta área no Distrito Federal. Ele também citou um caso de servidores públicos que entraram na justiça pedindo dispensa da anuidade e a justiça decidiu em favor dos profissionais, o que gerou preocupação, pois afetaria diretamente o caixa dos conselhos. Adriano pediu ao representante dos profissionais de relações públicas que apresente o processo na próxima reunião para análise da ASCOP.

Também foi discutida a questão da oferta de cursos na área de saúde na modalidade de Educação à Distância. A presidente do Conselho Regional de Psicologia, Vanuza Sales, pediu a apresentação, pela ASCOP, de uma nota conjunta sobre o posicionamento dos conselhos da área de saúde, que repudiam tal medida.

Outro assunto tratado no encontro foi o estatuto da associação. O presidente Adriano Marrocos pediu que os demais se apressem em aprovar o documento para registro em cartório. Também foi exposta na reunião a necessidade de discutir as normas que regem os contratos trabalhistas nos conselhos. O presidente Adriano Marrocos informou que o assunto já começou a ser discutido na ASCOP pelas assessorias jurídicas das entidades. Marrocos também pediu o envio das informações solicitadas para apresentação do projeto de espaço físico para os Conselhos, que será enviado para a Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

Também participaram o presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia – Valcir dos Santos Bezerra, o presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais – Wiliam Vicente Bernardes, a vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física – Nicole Christine de Azevedo da Silva, o superintendente do  Conselho Regional de Corretores de Imóveis – Rhanne de Oliveira Moreira, a conselheira do Conselho Regional de Economia – Maria Cristina de Araújo e o assessor jurídico do Conselho Regional de Relações Públicas, Leandro Soares.