Marrocos reúne representantes do CRCDF nas Regiões Administrativas

img_9843

Em reunião realizada na terça-feira (06/02) o presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, reuniu na sede do Conselho os representantes que atuam nas Regiões Administrativas do Distrito Federal no mandato 2018/2019. Também participaram do encontro o vice-presidente de Administração, Daniel Fernandes e a assessora de políticas públicas e desenvolvimento territorial, do Sebrae/DF, Andrea de Oliveira Magalhães. Os principais temas do encontro foram os Mutirões da Simplificação, promovidos pelo Sebrae e que contam com o apoio do CRCDF, e as capacitações sobre o novo RLE@Digital.

O Sebrae elaborou um plano de capacitação para implantação do RLE@Digital e acertou com o CRCDF a realização de treinamentos direcionados para os profissionais de contabilidade, que serão ministrados durante os Mutirões da Simplificação. De acordo com a representante do Sebrae, Andrea de Oliveira Magalhães, os treinamentos serão realizados com o apoio da Receita Federal. Também foi alinhada a realização de cursos sobre o eSocial e o Novo Simples Nacional.

Outro assunto foi a realização dos Mutirões, que conta com o apoio do CRCDF na mobilização dos profissionais de contabilidade que atuam voluntariamente no atendimento aos empresários durante os Mutirões. Com a apresentação da agenda pelo Sebrae os representantes já iniciam a mobilização.

O presidente do CRCDF aproveitou a ocasião para falar com os representantes sobre os resultados das ultimas reuniões realizadas para tratar dos problemas enfrentados no licenciamento de empresas. Na ocasião a representante do Sebrae afirmou que também espera a padronização dos procedimentos. Marrocos também adiantou que está tentando agendar uma reunião com o secretário adjunto de Relações Institucionais e Sociais do GDF, Antônio Apolinário Rebelo Figueiredo, e pediu que os representantes repassem as demandas regionais para que sejam transmitidas ao representante do Governo local. O presidente também abordou a participação do CRCDF no Simplifica PJ, que se dá por meio do atendimento aos empresários prestado por contadores que se voluntariam para a iniciativa. Marrocos solicitou que os representantes divulguem o atendimento do Simplifica PJ entre os profissionais contábeis, com intuito de captar mais voluntários para o atendimento.

A coordenadora da Comissão CRCDF Mulher, acompanhada pela vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Darlene Paulino Delfino Lunelli e pela integrante da comissão, Sulamita Alves, participaram da reunião. Elas falaram sobre a décima edição do Fórum da Mulher Contabilista do Distrito Federal, que o CRCDF vai realizar no próximo 08 de março, e convidaram os representantes a participar e apoiar a divulgação.

Estiveram presentes os representantes do CRCDF na Ceilândia – José Everaldo Nunes, no Recanto das Emas e Samambaia – Eduardo Evangelista de Araújo, na região da Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Park Way e Riacho Fundo – Luiza Gomes Alencar Veloso, no Plano Piloto – Urley Antônio Nunes Luca Carvalho, no Gama – Aldo Régis Medeiros Lopes, em Sobradinho, Fercal e Grande Colorado – Pedro Gomes Cardoso, na Santa Maria – Mary Luci de Lima Goes, no Jardim Botânico e Lago Sul – Eduardo Raposo Massena, em Águas Claras – Alexandre Alves do Nascimento, além da contadora Elis Angela Cruvinel Gomes.