Papel do contador frente à inovação tecnológica é lembrado em solenidade na CLDF

cldf019

A Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF realizou, na segunda-feira (25), a Sessão Solene em celebração ao Dia do Contador, comemorado em 22 de setembro. De iniciativa do deputado Robério Negreiros a solenidade contou com a presença de dezenas de profissionais e com palestra ministrada pelo professor Edgar Madruga.

Nos discursos destaque para a importância do profissional de contabilidade no atual cenário político e econômico do país e os desafios enfrentados por esse profissional com os avanços tecnológicos cada vez mais amplos e relevantes. Em seu discurso o presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, reforçou a necessidade de capacitação e agradeceu o reconhecimento à classe contábil. “Nós estamos buscando novas ações e estamos sendo acolhidos pela Câmara Legislativa, então é importante a realização desse evento e a participação dos colegas, porque assim mostramos força e engajamento para o Legislativo, e mostramos que merecemos esses benefícios e esse atendimento diferenciado”, declarou. O presidente do CRCDF também anunciou que um grande projeto com o Sebrae foi iniciado para oferecer, em 2020, capacitações para profissionais de contabilidade. “Estamos trazendo uma carta de extensões e esperamos que isso seja um fator modificador para profissionais do DF”, ressaltou. Marrocos também voltou a pedir o apoio da Câmara em projetos que beneficiem a classe contábil do DF.

Na solenidade, que teve a participação do presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente, foi assinado um protocolo de intenções, entre a Câmara e o CRCDF, para a confecção de cartilhas sobre os benefícios fiscais de doações aos fundos do direito da criança e do adolescente, e ao fundo do idoso. Segundo o documento o Conselho fica responsável por elaborar o conteúdo da cartilha informando a população sobre os benefícios das doações. A ideia é aumentar essa participação no momento de declaração do Imposto de Renda. Já a Câmara Legislativa do DF fica responsável pelos custos de reprodução do material. “Vamos envolver os profissionais nessa campanha social que é muito importante para as ações que o Governo pretende empreender a partir de 2020”, afirmou Marrocos.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi representado pela vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Lucélia Lecheta, que ressaltou a importância do profissional da contabilidade como um ser tecnológico e humano, de perfil íntegro e versátil, e sua contribuição para o bem-estar e desenvolvimento de nossa sociedade. “As mudanças que os avanços tecnológicos impuseram ao trabalho do contador e as novas ferramentas impostas proporcionaram um ganho de tempo que foi compensado com estratégias, análises e consultorias. Já as habilidades profissionais e a capacidade analítica são insubstituíveis. Assim, a atualização de conhecimentos é imprescindível para que o profissional não fique para trás”, destacou a vice-presidente do CFC.

O secretário de estado da Secretaria da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão do DF (SEFP/DF), André Clemente, prestigiou a solenidade e reafirmou a importância da classe contábil. “É importante homenagear essa categoria que tanto suporte dá às nossas finanças, às nossas economias e à gestão. Sem a competência dos contadores diante de mudanças na legislação, diante de grandes reformas, não teríamos condições de organizar toda essa máquina e entregar os serviços necessários à sociedade”, declarou. Ainda na ocasião o secretário lembrou a redução da alíquota do ISS de 5% para 2% e prometeu buscar formas de reduzir a burocracia no cumprimento das obrigações. “Diante de tanta complexidade qualquer um está passível ao erro. Que seja oportunizada a correção sem qualquer prejuízo ao contribuinte. O GDF está de portas abertas para toda a categoria contábil do Distrito Federal”.

A sessão solene foi conduzida pelo deputado Robério Negreiros, que elogiou os profissionais. “A contabilidade vem, ao longo dos anos, se adaptando às necessidades de seus usuários e às novas ferramentas que foram acrescentadas. Temos plena consciência da importância do contador, por isso é muito gratificante conduzir essa homenagem”.

O presidente do Sindicato dos Contabilistas do Distrito Federal (Sindiconta-DF), Marcello José Moreira, participou da solenidade e acrescentou: “É sempre motivo de orgulho e realização profissional estar aqui recebendo essa homenagem. A classe contábil hoje, mais do que nunca, tem se tornado essencial para os empresários, que por sua vez, são essenciais para a sociedade”. Quem também esteve presente foi o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon/DF), Marco Aurélio Torres Gomes de Sá. “A cada dia que passa a ameaça de que a nossa profissão vai acabar perde força. Só corre esse risco quem não está disposto a sair da zona de conforto”, afirmou ao lembrar a importância da capacitação profissional para a classe contábil.

O vice-presidente de Controle Interno do CRCDF, José Luiz Marques Barreto, também participou representando a Controladoria Geral do Distrito Federal. Ele agradeceu o reconhecimento. “Ficamos muito felizes com a homenagem. Nós, do setor público ou mesmo do privado estamos em um processo acelerado de absorção de conhecimento, em razão da atualização nas normas, e esse desafio é muito grande. A contabilidade do DF tem buscado sempre transmitir uma informação clara e fidedigna, que auxilie no processo de tomada de decisões e é muito bom saber que há reconhecimento”, acrescentou.

Após a sessão de homenagens o professor Edgar Madruga ministrou aos presentes a palestra com o tema ‘Inovações Tecnológicas e a Contabilidade’. “A proposta é fazer uma provocação para a discussão sobre esse universo inovador e as interferências na contabilidade que vão proporcionar um excelente cenário para o contador”, afirmou.

Também participaram da solenidade os vice-presidentes do CRCDF – de Administração Daniel Chaves Fernandes e de Desenvolvimento Profissional Darlene Paulino Delfino Lunelli; o diretor do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) – Helio do Vale Ribeiro, representando o presidente Francisco Antonio Maldonado Sant’anna; a diretora do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) – Ana Maria mallman Costi; o coordenador do curso de Ciências Contábeis do UDF – Deypson Gonçalves Carvalho; o assessor Alexandre Bispo – representando o Senador Izalci Lucas; a presidente do Instituto dos Peritos e Consultores Técnicos do Distrito Federal (INPECON/DF) – Erlene Alves Arruda e o ex-presidente do CRCDF – Zenon Luz Ribeiro.

Para visualizar as fotos da Sessão Solene na CLDF em comemoração ao Dia do Contador no dia 25/11/2019 clique aqui.

Para visualizar o vídeo da Sessão Solene na CLDF em comemoração ao Dia do Contador clique aqui.