Reunião do Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público

O Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF) participou na última quarta-feira, 7, da reunião do Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP CASP), que aconteceu presencial e virtualmente na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília.

O encontro tem como intuito estreitar relações com os conselhos regionais que instituíram comissões da área pública para que conheçam e colaborem com os trabalhos desenvolvidos pelo Comitê. Outro objetivo do colegiado é a emissão, a atualização e apoio na divulgação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, visando contribuir para a adoção das normas pelos entes públicos.

A CASP vem passando por transformações ocasionadas pelo processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas do Setor Público (em inglês, International Public Sector Accounting Standards – IPSAS). São cada vez mais frequentes as discussões sobre novos conceitos que afetam o processo de mensuração dos ativos e a adoção de teorias que influenciam a qualidade da informação contábil oferecida à sociedade. Desta forma, contadores públicos estão sendo chamados a se pronunciar e assumir responsabilidades no processo de mensuração das informações utilizadas para a tomada de decisão por gestores públicos, órgãos de controle e sociedade de forma geral.

“O respeito e a identificação da importância dos Conselhos Regionais foram os pontos altos desse encontro, para que nós possamos construir esse novo momento da contabilidade pública e das normas internacionais”, destacou o Coordenador da Comissão CRCDF para estudo da Governança e Compliance no Setor Público, José Marilson Martins Dantas.

Além dele, também representou o CRCDF neste encontro o Coordenador da Comissão CRCDF no Setor Público Federal, Anderson Alves De Oliveira.