Posse do Vocalato da JUCIS/DF

A cerimônia de posse do Vocalato da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal (JUCIS/DF) aconteceu ontem, dia 31, e reuniu representantes de diversas entidades do DF.

O presidente da JUCIS/DF, Walid Sariedine, conduziu o evento, juntamente com o Vice-Presidente da casa, José Fernando da Silva. Ambos ressaltaram a evolução do trabalho e a eficiência da JUCIS/DF nos últimos anos.

O Vocalato é um conceito relacionado à estrutura e ao funcionamento das Juntas Comerciais no Brasil, conforme previsto na Lei Federal nº 8.934, de 18 de novembro de 1994. Essa legislação estabelece o registro público de empresas mercantis e atividades afins e define as Juntas como órgãos locais responsáveis pela execução e administração dos serviços de registro. Além disso, a legislação determina que o Plenário, composto de Vogais, é o órgão deliberativo superior.

Os Vogais são membros do Plenário das Juntas Comerciais, e eles têm a função de julgar os processos em grau de recurso, de acordo com o que está previsto no regulamento da lei. Eles são responsáveis por tomar decisões em questões relacionadas ao registro de empresas, analisando recursos e tomando decisões colegiadas sobre casos específicos. Seu mandato tem a duração de 4 (quatro) anos, sendo permitida apenas uma recondução. Durante eventuais impedimentos de um Vogal, seu suplente assume temporariamente a função, e em caso de vaga, o suplente atua até o término do mandato.

A Vice-Presidente de Administração do Conselho Regional de Contabilidade do DF (CRCDF), Darlene Lunelli, foi nomeada como Vogal titular nesta próxima gestão. Sua suplente será a Conselheira do CRCDF, Luiza Veloso.