XIV Convenção de Contabilidade do Distrito Federal aborda “Os Impactos da Tecnologia na Contabilidade”

Por Sheylla Alves – Comunicação CFC

A XIV Convenção de Contabilidade do Distrito Federal, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) nesta quinta-feira (5), trouxe à tona o tema “Os impactos da tecnologia na contabilidade”. O evento contou com uma segunda rodada de painéis conduzidos por especialistas, abordando questões cruciais para o setor contábil: estratégias de marketing digital para conquistar mais clientes contábeis, os desdobramentos da reforma tributária – PEC 45 e estratégias para contratar o profissional ideal para escritórios de contabilidade.

Este encontro destacou-se como uma oportunidade ímpar para profissionais da contabilidade aprimorarem suas habilidades técnicas e expandirem suas redes de contatos. Abaixo, um resumo do que ocorreu em cada painel:

Marketing Digital na Contabilidade: Estratégias para Conquistar Mais Clientes

O palestrante Anderson Hernandes, fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, trouxe insights sobre o marketing contábil no painel intitulado “Como conquistar mais clientes contábeis usando o marketing digital”. Ele demonstrou como estratégias de engajamento e ações nas redes sociais podem ser fundamentais para o sucesso dos profissionais da contabilidade, enfatizando a importância de construir alianças estratégicas no mundo digital. Hernandes ressaltou: “O objetivo é que a marca ganhe visibilidade para impulsionar o crescimento da empresa contábil e atrair um público ainda maior pela internet.”

Durante a palestra, foram discutidos também os erros comuns cometidos pelas empresas e dicas práticas para os profissionais presentes implementarem as melhores estratégias de marketing digital em seus negócios contábeis.

Impactos da Reforma Tributária – PEC 45

Em outro painel, intitulado “Impactos da reforma tributária – PEC 45”, foram convidados especialistas para discutir as implicações da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n.º 45/2019. Adriano Marrocos, conselheiro do CFC, Mírian Lavocat, advogada e assessora da Câmara dos Deputados, e Dalmo Palmeira, assessor técnico em orçamento público do Senado Federal, compartilharam insights sobre como os profissionais da contabilidade devem orientar seus clientes diante das mudanças propostas. Marrocos destacou: “Não se trata apenas da reforma em si, mas também do papel dos profissionais contábeis nas empresas de serviços contábeis e como eles devem guiar seus clientes diante dos impactos da reforma.”

Empreendedorismo na Contabilidade: Contratação do Profissional Ideal

Para encerrar a manhã de atividades, Ronaldo Loyola, palestrante e consultor, abordou o tema “Empreendedorismo: como contratar o profissional ideal para o escritório de contabilidade?”. Com formação em contabilidade e experiência como auditor, Loyola compartilhou dicas valiosas para recrutar profissionais para empresas e escritórios contábeis. Ele também destacou os desafios enfrentados atualmente no mercado e ofereceu orientações práticas.

Loyola enfatizou a importância de mentorias para a nova geração de profissionais, incluindo a “geração Z” e a “geração alfa”, que são nativas digitais e possuem amplo conhecimento tecnológico, mas precisam desenvolver habilidades comportamentais para alcançar o sucesso. “O que faltam para eles, evidentemente, é a bagagem prática e principalmente as chamadas soft skills, que é a capacitação ligada a parte comportamental, que envolve postura e outras competências para o crescimento deles. Além disso, digo que é fundamental que em qualquer empresa, essa geração tenha um mentor, alguém que vai guiar os profissionais dessas gerações”, finalizou.

A XIV Convenção de Contabilidade do Distrito Federal se destacou como um evento essencial para profissionais da contabilidade que buscam se manter atualizados e competitivos em um ambiente em constante evolução tecnológica e regulatória.