Eleições CRCs 2023

Os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) concluíram o processo de eleição de seus novos representantes, após uma extensa jornada de 12 horas de votação contínua. O pleito de 2023 tem como objetivo renovar 1/3 do Plenário de cada Conselho Regional. As eleições tiveram início às 8h da segunda-feira (13) e encerraram-se às 20h do mesmo dia.

No CRCDF, a Chapa 3, conquistou a vitória com 2.102 votos válidos, representando 34,72% dos 6.054 profissionais da contabilidade do Distrito Federal que exerceram seu direito democrático. A Chapa 2 recebeu 1.420 votos (23,46%) e a Chapa 1 recebeu 1.191 votos (19,67%). Os votos em branco representaram 1.341 (22,15%) do total.

Este processo eleitoral abrangeu todos os estados brasileiros e o Distrito Federal (DF), sendo realizado de forma online para proporcionar praticidade, segurança e confiabilidade na votação. Toda a eleição foi acompanhada por uma empresa de auditoria independente, aderindo a princípios legais e transcorrendo de maneira segura, ética e transparente.

Em todo o país, 238.419 profissionais contábeis participaram do pleito de 2023, o que corresponde a 63,71% dos eleitores aptos.

Clique aqui para conhecer as chapas eleitas nos CRCs.

Como justificar a ausência do voto?

Profissionais da contabilidade que não participaram das eleições dos CRCs têm agora a oportunidade de enviar suas justificativas de ausência. O prazo final para essa comunicação é 13 de dezembro de 2023 e deve ser realizada por meio do sistema informatizado de votação.

Os eleitores com 70 anos ou mais na data da eleição (13 de novembro de 2023) ou aqueles em débito com o Conselho Regional estão dispensados de apresentar a justificativa.

A participação nas eleições dos CRCs é obrigatória, e aqueles que não votaram sem uma causa justificada serão multados em 20% da anuidade do técnico em contabilidade vigente neste exercício, conforme estabelecido pela Resolução CFC nº 1.689, de 16 de maio de 2023.

Para acessar o sistema de votação e enviar a justificativa, clique aqui.