VIII Fórum de Perícia Contábil do Distrito Federal traz as atualidades do setor

Na última sexta-feira, dia 8 de dezembro, o Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), com o apoio da Associação dos Peritos Judiciais, Árbitros, Conciliadores e Mediadores do Distrito Federal (APEJUSDF), promoveram o VIII Fórum de Perícia Contábil, um evento que reuniu profissionais e especialistas da área para discutir os avanços, desafios e perspectivas para a perícia contábil no cenário atual.

O evento, realizado no Centro Universitário UDF, na Asa Sul, contou com a presença do presidente da Comissão de Perícia, Mediação e Arbitragem do CRCDF, Marcelo Mousinho Quaresma, do presidente da APEJUSDF, Fernando César Guarany, do professor e coordenador adjunto do curso de Ciências Contábeis da UDF, Deypson Gonçalves Carvalho, do representante do Conselho Federal de Contabilidade, Adriano Marrocos e do Conselheiro do CRCDF, Reginaldo Pereira.

O presidente do CRCDF, Alberto Milhomem Barbosa, destacou a importância do evento para toda a classe contábil: “As discussões que serão realizadas aqui contribuirão não apenas para o avanço da perícia contábil, mas também para o fortalecimento da nossa comunidade contábil como um todo”.

Ao longo do dia, foram abordados temas de grande relevância para a profissão, proporcionando uma ampla visão sobre as tendências e inovações que vêm moldando o setor nos últimos anos.

Quatro palestras abordaram diferentes temáticas no setor: A primeira delas foi ministrada por Oswaldo Pinto Osório Filho, com o tema “Perícia Contábil em Cédula Rural Pignoratícia”.  Em seguida o palestrante Edilson Aguiais, discorreu sobre o tema “Condução de Processos com Perícias Multidisciplinares – Visão Magistrado”. À tarde, os trabalhos se iniciaram com a palestra dos peritos Patrícia Fuchs Rodrigues e Alex Sandro de Sales Alexandre, que falaram sobre “Perícia em Apuração de Haveres – Temas Atuais”.  Em seguida, Silvio Simonaggio fechou o evento falando sobre “Perícia Tributária”.

Além disso, o Fórum proporcionou espaços para debates sobre questões éticas e legais envolvendo a perícia contábil, promovendo uma reflexão sobre a responsabilidade social dos peritos no atual contexto econômico e jurídico.

Durante o evento, foram apresentados casos práticos e experiências de sucesso, proporcionando insights valiosos para os participantes. O networking entre os profissionais presentes também se revelou uma oportunidade única para a troca de conhecimentos e o estabelecimento de parcerias estratégicas.