CRCDF reúne-se com representantes da Receita Federal

Na última segunda-feira, 5, ocorreu um encontro entre o Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF) e a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Brasília-DF (DRF/BSB).

A reunião teve como objetivo apresentar o novo modelo de gestão do CRCDF ao delegado da DRF/BSB, Jordão Nobriga da Silva Júnior e o delegado-adjunto Fabrício Raymundo de Sousa Soares pelo presidente do CRCDF, Darlan Barbosa, juntamente com os vice-presidentes Ana Kissa de Morais Cambraia Moura (Fiscalização, Ética e Disciplina) e Dionisio Jorge da Silva (Controle Interno).

O presidente Darlan destacou o papel de interlocutor quanto aos interesses da classe contábil do Distrito Federal que o CRCDF possui, além da busca melhorias na comunicação entre os profissionais da contabilidade, os contribuintes e os órgãos fiscais: “Os profissionais da contabilidade são responsáveis por atender as obrigações tributárias e acessórias dos seus clientes, seguindo os prazos e as normas vigentes. No entanto, muitas vezes, eles encontram dificuldades para realizar esse trabalho de forma eficaz e satisfatória, devido à complexidade e à burocracia do sistema tributário brasileiro”.

“Enfatizo também a importância de que haja uma parceria entre o conselho, os profissionais da contabilidade, os contribuintes e os órgãos fiscais, baseada no respeito, na cooperação e no diálogo. Todos têm um objetivo comum: assegurar a arrecadação dos tributos, a transparência das informações e o desenvolvimento econômico do país”, destacou Barbosa.

O delegado Jordão apresentou trabalhos recentes da Receita Federal, que passou por um processo de regionalização das suas atividades. Também informou que a RFB oferece orientações e esclarecimentos sobre os assuntos tributários nos canais de comunicação disponíveis. Ele destacou ainda que muitos empresários desconhecem seus direitos e deveres tributários, e que a RFB não tem a intenção de multar ou cobrar indevidamente, mas sim de garantir a conformidade e a transparência das operações.

Os representantes do CRCDF solicitaram à RFB que fossem informados com antecedência sobre quaisquer alterações ou mudanças nas leis, normas, sistemas ou prazos que afetem a atividade contábil. O objetivo é que o Conselho repasse essas informações aos profissionais e, assim, garantir o cumprimento dos prazos de forma adequada.

A disponibilização de atendimento diferenciado aos profissionais da contabilidade no exercício de suas funções foi uma questão pontuada neste encontro. Além disso, foi discutida também a realização de eventos e cursos, em parceria, para orientar, esclarecer e apresentar possíveis soluções aos profissionais da contabilidade sobre os temas relacionados aos serviços oferecidos pela RFB.

Além disso, foi pauta da reunião a criação de um canal de comunicação entre as duas entidades. Possibilitando, dessa forma, compartilhar as demandas, as dificuldades e propostas dos profissionais contábeis, e que possam contribuir para o trabalho da RFB.

A parceria entre o Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal e a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Brasília-DF visa fortalecer o diálogo e a cooperação entre a entidade e a classe contábil.