XIII Convenção de Contabilidade do Distrito Federal é um sucesso.

Cerca de 125 profissionais da Contabilidade do Distrito Federal participaram, nesta terça-feira (14) e quarta-feira (15), no auditório da Legião da Boa Vontade (LBV), em Brasília (DF), da XIII Convenção de Contabilidade do Distrito Federal, que traz o tema “Empreendedorismo e Inovação em tempos de transformação”.

O evento, que contou com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sindicato das Empresas de serviços contábeis e das empresas de assessoramento, perícias, informações e pesquisas do Distrito Federal – SESCON-DF, Sindicato dos Contabilistas – SINDICONTA/DF, Acadêmia de Ciências Contábeis do Distrito Federal – ACICON-DF e Associação dos Peritos Judiciais, Árbitros, Conciliadores e Mediadores do Distrito Federal – APEJUS/DF e patrocínios da Sempre Tecnologia, Grupo Referência, IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação, Soluti – Certificado Digital, Alterdata Software, BSSP Centro Educacional e IBMEC – Unidade Brasília, tem o objetivo de apoiar a capacidade técnica e consultiva e incentivar a produção científica entre acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, com foco no desenvolvimento profissional; estimulando a qualificação; e aprimorando os conhecimentos dos profissionais da Contabilidade.

Participaram da abertura, a diretora do CFC, Elys Tevania Alves de Souza Carvalho, que representou o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, o presidente do CRCDF, Daniel Fernandes, a vice- presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCDF, Jaqueline Torres e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Faria Junior.

Para Elys, os “novos tempos” aceleraram uma mudança que já vinha sendo implementada na nossa forma de atuação. Tornamo-nos mais consultivos e mais colaborativos na tomada de decisão”. 

Márcio Faria Junior, por sua vez, colocou a Secretaria à disposição do Conselho Regional do Distrito Federal (CRCDF) e reforçou a importância dos profissionais locais. “Devemos estar juntos para construirmos um DF melhor, com foco na simplificação e na desburocratização. Esse é o nosso lema”, disse. Sobre a atuação da classe contábil na pandemia, o secretário reafirmou que os profissionais da contabilidade são imprescindíveis para orientar os empresários, enfatizando que “a retomada econômica está próxima e os contadores contribuirão para o fortalecimento dos empresários”, disse. 

O presidente do CRCDF, Daniel Fernandes, agradeceu a participação de todos e reforçou a importância da Convenção, que traz temas de interesse para a classe.

Todas as palestras ocorreram como o esperado com grandes profissionais da área como Edgar Madruga, Lúcio Carlos de Pinho Filho, Bruna Carla Carvalho, José Marilson, Edilson Enedino das Chagas, Ricardo da Silva Farias, Alexandre Neves, Marcos Sêmola, Oswaldo Pinto Osório, Thais Priscila de Andrade, Diogo Macedo, Ri Cadete, Laércio Mendes, Daniel Fernandes e Silvio Simonaggio e com temas relevantes para todos os presentes. 

O pontapé inicial foi com uma palestra magna com Ronan Damasco – Diretor Nacional de Tecnologia da Microsoft no Brasil com o tema: Inovação e Disrupção Digital. No primeiro dia (14) a Convenção foi encerrada com a palestra magna do Antonio Sena, Piloto com larga experiência nacional e internacional, treinado para analisar e superar situações de risco e planilhar rotas de voo precisas e estratégicas. Certificado pelo CRM (Crew Resource Management), sobrevivente há um acidente aéreo e 36 dias sozinho dentro da floresta Amazônica, que contou sua incrível história de vida, superação e fé. Já no segundo dia de convenção (15) o encerramento foi com a palestra do grande Rick Chester – empresário e autor de um dos livros mais vendidos do Brasil, o best Seller Pega a Visão, contando também sua história de superação, incluindo temas importantes como empreendedorismo, criatividade, humanidade, proatividade, gestão e Contabilidade. 

No encerramento, com a presença no palco do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal – Daniel Fernandes e do conselheiro Adriano Marrocos representando o presidente da ACICON-DF – José Antonio de França, foi divulgado os trabalhos acadêmicos ganhadores no Prêmio Mérito Estudantil Acadêmico Contábil –  XIII Convenção de Contabilidade do Distrito Federal: “Empreendedorismo e inovação em tempos de transformação” na Categoria Científica.

Em 1º lugar ficou o trabalho “EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA NA PRIMEIRA INF NCIA PARA A FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA CIDADÔ dos autores Jady Wane Rodrigues Cardoso e Diana Vaz de Lima que ainda ganhou um cheque no valor de R$1.000,00. Em 2º lugar ficou o trabalho “PROPOSTA DE CONTABILIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL SOB A GUARDA E PROTEÇÃO DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES” dos autores Mariana Rocha de Sousa e Diana Vaz de Lima que ainda ganhou um cheque de R$500,00. Já em 3º lugar ficou o trabalho “A CONTRIBUIÇÃO DAS AUDITORIAS INTERNAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS PARA A QUALIDADE DA INFORMAÇÃO PÚBLICA” dos autores Gabriela de Brito Rodrigues Silva e Abimael de Jesus Barros Costa que recebeu Menção Honrosa.  

O Conselho Regional de Contabilidade agradece a todos que participaram desse grande momento de extrema relevância para a classe contábil.

Fotos 1º dia: CLIQUE AQUI
Fotos 2º dia: CLIQUE AQUI