Nova diretoria do CRCDF toma posse na Câmara Legislativa do DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) foi palco para um dos eventos mais importantes para a classe contábil do DF: A cerimônia de posse do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF).

A solenidade aconteceu na noite do dia 20, no auditório da CLDF, e contou com a presença de cerca de 650 pessoas. Profissionais da contabilidade, políticos, ex-conselheiros, representantes de CRCs de outros estados e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), além de familiares e amigos estiveram presentes para homenagear os empossados.

Os novos membros do Conselho tomaram posse formalmente no dia 4 de janeiro, na primeira reunião ordinária do ano. A eleição do Conselho Diretor aconteceu nesta mesma ocasião e sacramentou a escolha dos demais Conselheiros, que elegeram o contador Darlan de Lima Barbosa como Presidente do CRCDF para o biênio de 2024/2025. Também foram eleitos Daniel Chaves Fernandes (Vice-Presidente de Administração), Fernanda Veras Oduaia (Vice-Presidente de Registro), Ana Kissa de Morais Cambraia Moura (Vice-Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina), Marcelle Mendes Soares (Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional) e Dionísio Jorge da Silva (Vice-Presidente de Controle Interno).

Também foram empossados como Conselheiros efetivos (mandato 2024-2027) os contadores Camila Damázio, Evandro Porfírio e Ricardo Cavalcanti. Como Conselheiros suplentes (mandato 2024-2027), assumem Brenda Giordani, Cleverson Lopes Pereira, Evandro Souza, Jéssica Rayane, Marcelo Alves de Almeida, Sérgio Cabral e Lúcia Gomes, esta em Mandato Complementar 2024–2025.

Protagonismo da classe

Em seu discurso, a Vice-Governadora do Distrito Federal, Celina Leão destacou a importância dos profissionais da contabilidade: “O papel do contador é fundamental na nossa sociedade. No âmbito da política, por exemplo, não é possível conseguir dar andamento a qualquer projeto tributário sem o auxílio desse profissional. Num país onde o direito tributário e as legislações mudam frequentemente, ser contador é uma carreira desafiadora”.

Sebastian Soares, presidente da Diretoria Nacional do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) ressaltou dois pontos importantes no cenário da classe, previstos para serem implementados nos próximos anos. “O contador desempenhará papéis mais desafiadores ainda no futuro, sendo os principais responsáveis pela aplicabilidade da reforma tributária, e também divulgando a agenda de sustentabilidade”.

Demonstrando solidariedade às queixas que os profissionais da contabilidade têm em relação às dificuldades encontradas no cotidiano, o Deputado Distrital Roosevelt Vilela (PL) pontuou: “Dentre várias conversas que nós já tivemos, a maior questão atual que assola os contadores é a valorização profissional. Vocês são os profissionais que auxiliam as pessoas a pagarem seus tributos de forma correta e legal, por isso, deveriam ter mais reconhecimento. Coloco o meu mandato à disposição da causa da classe contábil, para que possamos fortalecer o respeito ao trabalho de vocês, principalmente dentro dos órgãos públicos”.

Novos caminhos

“O encanto das solenidades de posse reside na oportunidade de avaliar e aplaudir estradas percorridas. Além disso, celebramos a chegada de novos membros no CRCDF. Tenho certeza que eles colocarão em prática projetos frutíferos e iniciativas que servirão para fortalecer a classe contábil”, pontuou o Presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior. Ele destacou também, em seu discurso, que todos os Conselheiros do CFC estavam presentes naquele momento, demonstrando o prestígio da ocasião.

Com experiência no cargo de Presidente do Conselho, a então Diretora de Desenvolvimento Científico Profissional da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Maria Batista, aconselhou: “O nosso desejo é que todos os Conselheiros do CRCDF dediquem-se à instituição. Conheçam as engrenagens, as particularidades e respeitem todas as forças positivas que cruzarem o caminho”.

Palavra do Presidente

O Presidente Darlan se mostrou emocionado com as palavras de apoio e estímulo, e garantiu dedicar-se às lutas da classe por reconhecimento e valorização. “Nossa eleição foi o resultado de propostas concretas, desenvolvidas com a participação ativa de toda a classe, visando a união e o avanço, rumo ao reconhecimento e valorização que merecemos. É simbólico que esta solenidade ocorra aqui, na casa do povo, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, cenário das decisões mais importantes para o DF, é onde expressamos nosso desejo por dias melhores para a nossa classe contábil. Desejamos mudanças legislativas que respeitem o profissional da contabilidade, simplificando nosso cotidiano. E, como em qualquer relacionamento saudável, oferecemos reciprocidade. A classe contábil do DF está à disposição das autoridades e das instituições públicas para desenvolver e cooperar com iniciativas e projetos que visem ao desenvolvimento social e econômico sustentável do Distrito Federal e do país”.

Encerrando uma noite marcada por reconhecimento e comprometimento com a classe contábil, a cerimônia de posse do CRCDF foi mais do que uma formalidade; foi um momento de celebração e projeção de novos horizontes. Com a palavra do Presidente Darlan e o apoio unânime dos presentes, fica claro o desejo coletivo por uma valorização merecida e um papel mais significativo na sociedade. Neste cenário de desafios e mudanças, o compromisso com a excelência profissional e a colaboração com as autoridades para o avanço conjunto são pilares fundamentais. Esta nova gestão busca o fortalecimento de uma classe em constante evolução, pronta para enfrentar os desafios e contribuir para um futuro mais próspero e justo para todos.

Confira todas as fotos do evento, clique aqui.